terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

35 dicas para se tornar um campeão

(Extraído da revista Graciemag #156 \ fevereiro de 2010 \ ano XV)

01 - " O estudo continua sempre" (Rickson Gracie)
02- "Se você não consegue disfarçar o que está sentindo na luta, o seu adversário vai usar isso contra você." (Fabio Gurgel)
03-"É importante não deixar-se consumir pela adrenalina e pelo estresse do campeonato. Isso é o que mais prejudica o atleta, muito mais que estar destreinado ou ter dormido mal" (Saulo Ribeiro)
04- "As pessoas tendem a escolher treino. O campeão faz o inverso. Busca o adversário duro, vai atrás do desafio, da disputa. A força de vontade é maior que o temor e a vaidade." (Carlos Gracie Jr.)
05- "Ter um golpe surpresa é sempre bom. Com ele, você tem mais chances de ganhar o xadrez que é uma luta de Jiu- Jitsu. Trabalhe para colocar o adversário dentro da armadilha e dê o bote." (Bráulio Estima)
06- "Às vezes querer apenas finalizar não é a melhor estratégia. É possível manter a pureza do Jiu- Jitsu tendo um jogo mais dosado, um jogo de ganhar a posição, avançar e vencer. Isso se aprende com a experiência de disputar campeonatos, você passa a valorizar a progressão, espera a hora certa para atacar e defender. Apenas atacar é algo que funciona até a faixa-marrom, mas na faixa preta não é bem assim." (Xande Ribeiro)
07- " Os derrotados geralmente reclamam que seriam capazes de atingir seus objetivos se tivessem mais tempo para treinar. Lembro então que o que não é quanto tempo você tem, afina, você tem o mesmo tempo que pessoas muito mais bem sucedidas que você. O que importa é como você gerencia o seu tempo. Não é uma questão de pouco tempo, mas sim uma questão de ter controle sobre o tempo" (Martin Rooney)
08- "Treinar para os campeonatos tem que trazer uma evolução constante, tanto física quanto técnica. Procure fazer com que o seu corpo trabalhe no limite. quendo você se sentir bem treinando, será um competidor confiante." (Bráulio Estima)
09- " A arte de saber reconhecer a derrota momentânea é vital para se manter saudável ao longo de seu aprendizado e, assim, alcançar conquistas futuras." (Saulo Rbeiro)
10- " Tenha a consciéncia de que a mente é o fator de controle sobre tudo que acontece. Muita gente boa na academia chega a um campeonato e é inexpressivo. Na hora da competição, de botar tudo em jogo sob pessão, você tem de ter condições de executar o que sabe" (Rickson Gracie)
11- " Aprenda a recomeçar. Numa luta, vocè pode perder tudo numa fração de segundos ou num detalhe bobo.Não é o fim do mundo. Se perder hoje, amanhã já esteja na academia, treinando novamente." (Márcio Feitosa)
12- "Entenda que a competição começa a partir do momento em que abrimo os olhos de manhã ao acordar." ( Saulo Ribeiro)
13- "Não se faz um campeão com um campeonato apenas. Compita com frequência, assim você afia o seu instinto e ganha experiência para trocar de tática sob pressão. Sem contar o fato que você enfrenta lutadores que numca viu, ou seja, topa com novos golpes e jogos menos convencionais, emfim, aprende a não ser surpreendido" ( Rodrigo Minotauro)
14- "Observe a luta dos outros. Cada atleta faz determinados movimentos de uma forma diferente, às vezes com mais técnica e fluidez do que você. A partir da observação da técnica dos outros você pode aperfeiçoar suas próprias técnicas. Mantenha sempre a mente aberta." (Flávio Canto)
15-"Pode-se sugerir que o campeão é o atleta que consegue se manter longe das contusões. mas já aconteceu do lutador que superou as dores e as adversidadesdas batalhas ser coroado campeão. Contusãoé um obstáculo que faz parte do esporte. O campeão saberá conviver com isso." ( Martin Rooney)
16- "O que você consegue fazer na academia você tem que con seguir fazer no campeonato." (Marcelo Garcia)
17- "Todo dia, ao acordar pela manhã, pise na sua vaidade." (Álvaro Barreto)
18- "Prime pela finalização, mas jamais desconsidere o tempo e a matemática dos pontos. Saiba usar a regra e, sobretudo, a tatica." (Fernando Margarida)
19- "Treinar só com os parceiro de sempre deixa o treino manjado. Você paga por isso na competição." (Rodrigo Minotauro)
20- "O campeão não pode perder as posições que conquista. Tem que ser justo, amassar o adversário quando passa e não dar espaços quando esta por baixo, sempre mantendo pegadas e ganchos firmes. O campeão sabe impor pressão, busca a eficiência em todos os estágios do combate." (Ronaldo Jacaré)
21- "Ser estrategico não basta. Antes vem o fato de ser completo. Se você tiver um Jiu-Jitsu cheio de carências,a estratégia não funciona na pratica. A virtude do campeão é ser capaz de aplicar a tática que traça, ele tem versatilidade e conhecimento para isso." (Márcio Pé de Pano)
22- "Foco é fundamental. Todas as suas atenções devem convergir para o título. A medalha de ouro deve ser um alvo claro no seu treinamento, o campeão não se deixa dispersar." (Amaury Bitetti)
23- " O gás não pode deixar o campeão na mão. Tenha um bom preparo físico, saiba dosar a energia ao longo das lutas, aprenda a respirar, encontre a categoria de peso em que o seu corpo atue de forma mais eficiente e prime pela técnica, pois quem se baseia na força bruta cansa rápido." (Zé Mario Sperry)
24- "Aprenda com a derrota. Muitos lutadores só absorvem negatividade quando perdem. Entram em depressão, culpam Deus e o mundo pelo resultado e, às vezes, até dão a carreira por encerrada. O campeão usa as derrotas para refletir sobre o que pode melhorar. Aprende as incríveis lições que lhe foram passadas e que farão com que suas chances de derrota sejam reduzidas drasticamente na próxima vez." (Martin Rooney)
25- "O campeão precisa ter paciência. Gosto da metáfora do cara que está se afogando. Se ele começar a se debater, vais perder oxigénio mais rápido e pode tomar decisões precipitadas. Começar a nadar de qualquer jeito pode levá-lo ainda mais para o fundo. Agora, se ele estiver calmo, pode chegar à tona com muito mais facilidade. O mesmo se aplica ao Jiu-Jitsu. Se o sujeito que está sofrendo o golpe decide se debater de qualquer forma para tentar sair da posição, ele pode simplesmente estar se movimentando a favor do ajuste do golpe." (Roger Gracie)
26- "O campeão é aquele que simplesmente é o melhor no dia do campeonato. Ele é o atleta que, naquele especifico dia, comete o menor numero de erros e tira vantagem das melhores oportunidades. E é por isso que amamos as competições, porque qualquer coisa, em qualquer dia pode acontecer. É estar lá pra crer." ( Martin Rooney)
27- " Campeonato não prova quem tem o Jiu-Jitsu mais refinado, mas sim o Jiu-Jitsu  mais competitivo." ( Saulo Ribeiro)
28- "Invista no auto conhecimento. O campeão consegue entender suas limitações e sai em busca do que precisa para superá-las. Não fique esperando que alguém mostre o caminho." (Carlos Gracie Jr)
29-"Cuidado com a euforia. Procure pela serenidade. (Carlos Gracie Jr.)
30-"O campeão deve se perguntar: Se eu fosse competir contra mim mesmo, o que eu treinaria para me vencer? . É uma dica simples, mas que funciona para você montar seu plano de treinos e sua estratégia de luta." (Léo Viera)
31- "Esqueça as vitórias e os titulos do passado. Eles não contam nada para desafios futuros. O fato de um escritor ter conquistado o premio Nobel simplesmente não credencia o seu próximo livro. Ele terá que se aplicar igualmente ou ainda mais para manter o nível da obra. Da mesma forma, o campeão deve buscar a evolução sempre." (Flavio Canto)
32- "Seja generoso com você mesmo e não sucumba a uma demasiada autocrítica. Se você for muito duro com você mesmo, você pode desanimar ao longo do treinamento, perder a motivação. O campeão sabe equilibrar as críticas com auto-afirmação de suas virtude e de seus potenciais." (Martin Rooney)

33- "Dar aulas pode ser uma boa opção para o campeão evoluir tecnicamente. Você acaba se dando conta de detalhes sobre vários mecanismos, das razões para certos golpes dar certo ou errado, enfim ensinar pode ser uma forma de se tornar mais eficiente de modo geral, inclusive como competidor." (Demian Maia)

34- "Nunca se dê a opção de não ir treinar." (Robert Drysdale)
35- "Para ser campeão, o atleta tem que viver como um campeão, não basta simplesmente ir a um campeonato." (Rani Yahya)

Fonte:  revista graciemag #156 \ fevereiro de 2010 \ ano XV