Entrevista em 24 fevereiro 2009
Rafael Alejarra é professor de educação física, especialização em treinamento de alta performance, preparador físico de lutadores de vale tudo, especialização em treinamento em Cuba , e também em fisiologia do exercício com o Mestre Dr. Ramiro Barco. Atualmente responsável pela preparação de vários atletas, dentre eles Wanderlei Silva, Demian Maia, Sidnei Silva e outros nomes conhecidos em nível mundial. Patrocinado pela Xyience suplementos para alta performance, é responsável pelo site http://www.mmaconditioning.tv/, onde dá dicas importantes para o condicionamento de lutadores.
Demian Maia venceu por finalização Chael Sonnen no UFC 95, Londres, sábado passado (21/2). Recebeu ainda a premiação de “Melhor Finalização da Noite“, a quarta da sua carreira no UFC, e está invicto em 11 lutas no MMA. Isso deve-se, em grande parte, ao seu excelente condicionamento físico. Para quem interessa-se por conhecer técnicas de treinamento, o preparador físico Rafael Alejarra, que vive e trabalha em Las Vegas, fala um pouco de seu convívio com atletas de ponta, e como a preparação física faz parte da rotina desses ídolos.
A Entrevista
1 - Você tem desenvolvido alguns novos conceitos na preparação de atletas que precisam de muita explosão, força e resistência, como os lutadores de Mixed Martial Arts. Você pode falar um pouco sobre isso, principalmente para os jovens que querem seguir os passos dos mestres?
Alejarra - Em primeiro lugar, além de ir a vários outros lugares procurar novas técnicas , sempre procuro estudar muito quase que diariamente, assuntos tais como fisiologia , anatomia , bioquímica dentre outras matérias, isso tudo porque nessa área a evolução é cada vez mais constante.
2 - Você está no olho do furacão do UFC, é parceiro do CT Wanderlei Silva, um Centro de excelência em tecnologia que pretende ser referência na preparação física. Quais seus planos para os próximos anos como profissional e empreendedor.
Alejarra - Vamos tentar estar sempre 2 passos à frente de outras equipes em relação a novas técnicas.
3 - O Lorenzo Fertita, em sua última entrevista, disse que quer levar o UFC para Itália, Espanha, Alemanha; e depois focar o Brasil e America do Sul. Você acha que nos próximos 10 anos, o MMA pode firmar-se no Brasil, a ponto de competir em audiência e ter tantos adeptos quanto o futebol, por exemplo?
Alejarra - O UFC ir ao Brasil eu até acredito, agora nivelar com o futebol acho muito dificil, pois a midia ai no Brasil ainda tem infelizmente muito preconceito com o esporte.4 - Como foi a preparação do Demian para as últimas lutas?
5 -Os lutadores brasileiros têm feito muito sucesso pelo mundo afora. Que recado você dá para os jovens principiantes que querem investir na carreira internacional?
6 - Gratos pela gentileza da entrevista, parabéns pelo trabalho. Quem quer acompanhar seus projetos pode acessar os links: site http://www.mmaconditioning.tv/. Você tem algo a acrescentar?
Alejarra - Obrigado pela a oportunidade de estar mais uma vez junto de vocês.