domingo, 14 de agosto de 2011

Entrevista com Mario Shigueru Yamasaki, pai


Shigueru Yamasaki: sabedoria oriental e simpatia brasileira!


Em comemoração ao Dia dos Pais, uma entrevista exclusiva com Mario Shigueru, o líder do Clã Yamasaki, que conta com filhos ilustres como Mario Yamasaki (o competente árbrito UFC), e Fernando Yamasaki (professor líder de uma dezena de academias nos Estados Unidos), e as filhas, Solange e Eliana.
Mario Shigueru, que também é advogado, é reconhecido mundialmente como grande Mestre nas Artes Marciais, especialmente no Judô, ao qual dedicou uma vida inteira. Nessa entrevista, Mario pai, conta um pouco da sua história e revela, em primeira mão, como empresário, o lançamento de uma novidade que vai revolucionar o mercado de kimonos no Brasil!
Entrevista com Mario Shigueru Yamasaki
1. Quais suas principais atividades nas Artes Marciais hoje em dia?  
MY –Estou atualmente desenvolvendo o primeiro kimono antibacteriano. Trata-se de um produto aplicado no tecido do kimono com a finalidade de eliminar o odor causado pelas bacterias advindas do suor, que depois de mortas viram fungos. A bactericida é totalmente inofensiva a saúde.
2. Qual a mais importante?
MY – A saúde do praticante da Nobre Arte
3. Ser chamado de "Lenda Viva"  o incomoda? Quais as suas maiores conquistas?
MY – De forma alguma –  sinto-me bastante honrado pela grandeza do elogio. Em primeiro lugar, as amizades conquistadas e, através delas, o aprendizado.
4. Quando e como tudo começou? Qual a diferença para os dias de hoje?
MY – Tudo comecou aos 5 anos de idade, numa fazenda no Vale do Paraiba, próxima a cidade de Tremembé. O treinamento era feito dentro de uma área  montada sobre palha de arroz coberta por um encerado de lona velha . A cada projeção toda área ficava empoeirada, o que,  além de dificultar a respiração, tornava difícil visualizar o companheiro. Atualmente as academias sao bem estruturadas e profissionais, isto é, uma verdadeira empresa. Acho que no meu tempo era um pouco mais de amadorismo. Tudo evolui, haja vista que nos dias atuais acontece a prevalência e o MMA.
5. O que a move à ação?
MY – Movido pela ansiedade de transmitir toda a filosofia, bem como o ensinamento do Caminho da Vida , que recebera do Mestre Ogawa, um dos pioneiros do Judô no Brasil, fundei (juntamente com seu irmão Shigueto), a primeira academia Yamasaki no Largo Ana Rosa (Vila Mariana) onde decidimos, de forma pioneira,  dedicar todo o ensinamento voltado para a classe infantil. O resultado foi espetacular uma vez que servimos de modelo para várias escolas e academias da época. Exemplo desse resultado é o fato dos meus dois filhos Mario (hoje, árbitro do UFC), aos 14 anos e Fernando (prof. de Jiu e Judô nos Estados Unidos) aos 12 anos, terem sido convidados pela diretoria do Colégio Assumpção (Jd. Paulista/SP) para dar aulas de Judô para as criancas daquela entidade de ensino.
6. Em que estágio da vida você se encontra hoje?  
MY – Muito movimentado uma vez que, após me aposentar do exercício da advocacia, decidi continuar dentro da Nobre Arte, agora fazendo uma parceria com a Speed Line, para confeccionar Kimonos e outros artigos ligados ao MMA.  
7. Quem foram seus ídolos e quem o inspirou?
MY –Muitos  ídolos, em primeiro meu pai, que além do incentivo que tive pra treinar  judô, todo aprendizado da vida devo a ele e, dentre outros ídolos devo ressaltar o ensinamento que tive do  Mestre Riuzo Ogawa.  Ter convivido num treinamento intensivo com os campeões mundiais de judô Kimura e Kato e, ainda assistir o duelo que ambos tiveram com o saudoso Mestre Helio Gracie.
8. Para quem você é importante?
MY –Essa atribuição transfiro para as pessoas que assim me consideram.
9. Qual o perfil dos seus seguidores? E o que você espera deles?
MY –Para mim basta o perfil dos meus filhos Mario e Fernando, além das minhas filhas Solange e Eliana. Espero que eles cheguem ao topo de tudo, sempre respeitando o próximo, de forma digna e com bastante humildade como, aliás, estão se comportando.
10. Quais os seus próximos passos e projetos?
MY – Contar sempre com a compreensão de todos e, principalmente o respeito, que “a gente chega lá”. Meu projeto é poder receber e atender a todos, nesse meu novo empreendimento.
11. Onde sonha chegar?
MY - Acho que Deus já me deu  tudo – meus filhos, e vários netos que são os meus tesouros.
12. Qual a sua Filosofia de Vida?
MY – Passar adiante tudo que aprendi  - Isto faço através dos seminários de judô para jiu jitsu com ajuda dos meus filhos Marinho e Nando.
14. Por que o MMA está desbancando o boxe?
MY – Na minha modesta opinião o MMA englobou todas as Artes Marciais inclusive o boxe, tornando as lutas mais empolgantes e atrativas para todas as classes sociais.  
13. Como você vê o futuro das Artes Marciais no mundo e no Brasil?
MY – Durante a segunda guerra mundial o ensinamento do judô  era realizado às escondidas pela colonia japonesa, uma vez que as autoridades policiais da época, julgavam que o judô era um treinamento militar. Isso porque o Japão era um dos paises inimigos dos aliados. Com o término da Guerra, o judô se tornou um esporte público, quando então surgiram grandes academias, tais como Judô Ono, Instituto Budokan de Judô, Academia Kurachi de Judô, Yamasaki Judo Club. Nos anos 50 foi fundada a Federação Paulista de Judô  que, no início era uma espécie de liga da Federação de Boxe. Acredito que também nessa época o Jiu Jitsu criado pela familia Gracie começou a crescer e,  atualmente, é a Arte Marcial mais praticada no mundo inteiro.
14. Onde podemos saber mais sobre você?
Brevemente poderei contar mais sobre a minha vida e tudo o mais, através do site que o meu filho Nando esta criando.
15. Grato pela gentileza da entrevista! Suas palavras finais.
Quem tem que agradecer é a minha humilde pessoa, uma vez que estou sendo entrevistado pelo progenitor do famoso lutador do UFC Demian Maia, para quem tenho a satisfação de fornecer os Kimonos da marca Kondyo. Feliz Dia dos Pais a todos!
ATT
Mario Shigueru Yamasaki


Mario pai, Demian, Fernando e Wagner Mota
Mario Yamasaki, árbrito UFC, na Academia Demian Maia
Demian, Mota e Fernando
Feliz Dia dos Pais!