domingo, 9 de outubro de 2011

Entrevista para Tatame

Demian Maia
Por Guilherme Cruz em  Tatame


Demian Maia afastou a pressão e voltou às vitórias no UFC, dominando o compatriota Jorge Santiago e levando a melhor por pontos. No dia seguinte ao triunfo, o faixa-preta bateu um papo com a TATAME e analisou a vitória e, entre outros assuntos, falou sobre o encontro com Chael Sonnen nos bastidores e a evolução do polêmico atleta na luta de solo. “Ele está treinando Jiu-Jitsu, é visível. Ele foi para as costas, quis botar gancho pra pegar, não só bater”, elogia Demian, que já finalizou Sonnen, comentando ainda a possível revanche entre Chael e Anderson Silva. Confira:

Saiu tudo como planejado? Qual era a estratégia?

Saiu, saiu... O planejamento primordial era a vitória. Minha ideia era botar pra baixo com segurança, porque ele toda hora jogava muitas joelhadas de encontro, e fazer meu jogo no chão, evoluir as posições. Buscar sempre a luta de chão, mas sem desespero.

Ele chegou a conectar uma joelhada quando você buscou a queda. Acertou?

Não me lembro... A gente estava treinando muito contra-ataque para essa joelhada.

Sentiu alguma pressão pelo fato de vir de derrota, ou acha que essa pressão estava mais para o lado do Santiago, que havia retornado no UFC com derrota?

Não estava preocupado com o lado dele, estava preocupado com o meu lado. Lógico que é sempre uma pressão, ainda mais porque tinha feito uma luta parelha antes com um cara duríssimo.

Qual o próximo passo?

Na verdade, quem vai penar nisso é o meu empresário Eduardo (Alonso). Quero descansar um pouco, foi uma luta com muita pressão. Ele é um cara duro, que foi campeão no Sengoku, fez a melhor luta do ano passado... Tem que ganhar.

Ouvi que você e o Sonnen ficaram no mesmo vestiário. Como foi isso?

É, ficamos... Eu já o encontrei várias vezes e dessa vez não foi diferente, ele foi respeitoso. Não tenho problemas com ele. Sei que o que ele faz é para marketing, promoção de luta. Cada um estava aquecendo na sua, pensando na luta.

E ele acabou finalizando. O que achou do Jiu-Jitsu dele?

Ele está treinando Jiu-Jitsu, é visível. Ele foi para as costas, quis botar gancho pra pegar, não só bater. Com certeza ele está com um estilo mais voltado para o Jiu-Jitsu. Ele tentou botar gancho, buscando finalização, e acabou conseguindo.

Rolou uma brincadeira no passado sobre vocês treinarem juntos, e ele disse que aceitaria...

Isso foi uma brincadeira, não tem nada a ver (risos). A gente é da mesma categoria, poderíamos nos enfrentar de novo, então não tem porque. Ele é um cara duríssimo, um cara a ser batido no peso. É falador e tal, mas é duro. Qualquer um do peso vai ter dificuldade para lutar com ele.

O próximo da fila pode ser o Anderson... O que acha dessa revanche?

Acho que o Anderson seria mais difícil de finalizar no chão que o Stann, porque o Anderson treina com pessoas especialistas, só que o Chael é um cara não depende só da finalização, pode ficar a luta inteira no ground and pound. Ele vai estar treinando as defesas pra não cair nos mesmos armadilhas que já caiu antes.