quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Demian aposta no Jiu-Jitsu contra Santiago


em Tatame
Por Erik Engelhart
Foto UFC

Após ser derrotado por Mark Munõz, no UFC 131, Demian Maia vai com sede de vitória para cima de seu compatriota Jorge Santiago, que também vem de derrota, para Brian Stann. O combate acontece no dia 8 de outubro no Texas, Estados Unidos e será válido pela edição de número 136 do evento.

Demian realizou a maior de sua preparação em Salvador, na Bahia, e agora está fazendo a reta final em São Paulo, com auxílio dos faixas-pretas de Jiu-Jitsu Igor Silva e Ricardo Evangelista.

Em entrevista à TATAME, Jorge Santiago declarou que não teria problemas em trocar chão com Demian e que se o faixa-preta da Brasa der mole, pode até finalizá-lo. Demian, por outro lado, disse à TATAME não acredita que Santiago vá buscar a luta de solo.

“Acredito que o Santiago a princípio não vá querer trocar chão comigo, não acredito que ele vá me botar pra baixo e buscar a luta de solo. Ele vai vir pra luta ciente de que o combate pode ir para o chão, mas a estratégia dele não vai ser me botar pra baixo, acredito eu”, aposta.

Sem conseguir uma finalização desde quando enfrentou Chael Sonnen, no UFC 95, em 2009, Demian sabe que não pode deixar sua evolução em pé ofuscar o seu Jiu-Jitsu e tem buscado o equilíbrio.

“Tenho evoluído bastante na parte em pé, mas o grande desafio do MMA é buscar um equilíbrio, não posso evoluir no Boxe e esquecer da minha principal característica, que é a luta de chão. Por isso o MMA é um esporte tão complexo... Tenho que evoluir em outras modalidades, mas não posso esquecer o que é o meu carro chefe, o Jiu-Jitsu, senão estarei perdendo a minha essência”, disse Demian, que só pensa na vitória.

“Essa vitória vai ser importantíssima para mim, pois preciso apagar de qualquer jeito a derrota sofrida para o Mark Munoz, para que eu volte a figurar entre os tops da categoria. Estou treinando tudo de forma bastante equilibrada e vou fazer de tudo para trazer essa vitória, meu treino foi feito de maneira integrada, sem privilegiar uma modalidade específica, a estratégia não posso revelar, é segredo, mas o que posso revelar é que entrarei bem confiante e muito bem treinado”, encerra.