quarta-feira, 8 de junho de 2011

Raio-X: Demian Maia x Mark Muñoz no UFC


Por Fernando Zanchetta, do Yahoo! Esportes em Tatame
Foto UFC

O brasileiro Demian Maia e o filipino Mark Muñoz se enfrentam no card principal do UFC 131, sábado, em Vancouver (Canadá), em batalha típica de grapplers. Pelo retrospecto recente, os atletas vêem embalados e crêem na vitória como chance concreta de atestar o nome na rota do título dos médios, em posse de Anderson Silva desde 2006.

Colisão clássica: Mesmo com o conceito híbrido de modalidades consolidado no MMA moderno, o que inicialmente chama atenção no confronto será o embate clássico entre as modalidades de origem. Demian e Muñoz e conquistaram títulos importantes no Jiu-Jitsu e Wrestling, respectivamente, e são representantes natos das artes dentro do octógono.

Na carreira profissional nas artes marciais mistas, evoluíram gradativamente em diversos aspectos, mas ainda dependem de destaques dos carros-chefes de forma quase exclusiva para alcançar as vitórias. O brasileiro é um dos mais eficientes nas adaptações da arte suave para o MMA moderno. Muñoz faz mais o estilo ortodoxo, mas tem verdadeiro arsenal de quedas e manobras no clinch como principal virtude.

Regularidade mútua: Maia realizou quatro combates em 2010, marca que o atesta como um dos mais sólidos no quesito. Perdeu apenas para Anderson Silva, por decisão, na fatídica disputa de cinturão da categoria em Abu Dhabi (UFC 112). Nas demais, venceu Dan Miller, Mário Miranda e Kendall Grove (todos também por pontos). No total, disputou 14 rounds completos no octógono e chega para o novo duelo com vivência mais que fortalecida na vangloriada arena de luta.

Muñoz também foi um dos poucos que atuou em quatro oportunidades no ano passado. Também computou uma derrota (para o japonês Yushin Okami, no UFC Live) e cravou resultados positivos contra Aaron Simpson (decisão unânime), Ryan Jansen e Kendall Grove (nocaute técnico). Ao contrário do adversário da vez, já realizou o primeiro combate de 2011, quando venceu, também por nocaute técnico, C.B. Dollaway, em pouco mais de um minuto no primeiro assalto.

Declarado: As estratégias em geral não devem sofrer mudanças drásticas com relação às últimas apresentações e devem estar bem definidas em ambos os lados. Em 2010, Maia demonstrou bom amadurecimento técnico ao adotar padrão mais cerebral e menos passível de erros ao controlar melhor a agressividade no começo e aumentar gradativamente o volume de luta com o passar dos rounds.

A maleabilidade tática em menor escala de Mark Muñoz quase lhe custou a vitória (apertada) contra Kendall Grove, no UFC 112 de Abu Dhabi. Wrestler nato, o padrão mais rude no Jiu-Jitsu ao menos lhe proporciona bom jogo de giro e raspagens quando cai por baixo.

Troca de golpes, a questão: As novidades táticas mais acentuadas para o combate podem residir neste quesito. Demian Maia afia o boxe com Luis Carlos Dórea, mesmo treinador de Júnior Cigano e o ex-pugilista Acelino Popó Freitas, em Salvador. Mesmo ainda de forma subjetiva, nas últimas apresentações teve melhora visível na movimentação e se mostrou mais confortável para conectar e defender socos.

Muñoz é um tipo de tutor do wrestling para os lutadores brasileiros, e tem se dedicado para valer aos treinos de trocação com a equipe Kings MMA, capitaneada pelo mestre Rafael Cordeiro. Os socos se desenvolvem melhor no ground and pound bem estabilizado e típico dos wrestlers. A guarda em pé é repleta de brechas e ainda oscila muito.

Palpite do Yahoo!: Demian e Muñoz têm potencial para “salvar a lavoura” da mesmice que acomete boa parte das lutas que envolvem grapplers atualmente. O jogo explosivo e remexido de Muñoz no solo pode complicar para o padrão estável de Maia, um dos mais competentes e perigosos do esporte com as costas no chão. O brasileiro terá de se superar para encontrar brechas e aplicar alguma finalização desta forma. Mas o bom retrospecto contra wrestlers mais ortodoxos credencia o paulista como provável vencedor na decisão por pontos.