sábado, 4 de junho de 2011

Demian fala sobre UFC131 em Mundo da Luta

Entrevista exclusiva com Demian Maia

Demian Maia vem embalado de duas vitórias consecutivas para seu próximo duelo contra Mark Muñoz, dia 11 de junho no UFC 131. Porém antes do duelo, o faixa-preta bateu um papo exclusivo com o Mundo da Luta, contando tudo sobre sua preparação para o confronto, comentando as declarações de Muñoz e muito mais. Confira a seguir tudo que o pentacampeão mundial de Jiu-Jitsu contou ao MDL.  

Demian, como está a preparação para a luta com o Mark Muñoz? Houve alguma mudança no seu treinamento? Demian: A preparação foi ótima, agora só na reta final. Todo camp agente procura evoluir e acrescentar alguns elementos, isso é normal com a experiencia e sempre existe alguma adaptação aos adversários. No geral, a preparação vem na mesma linha, treinando Boxe com o Professor Dórea, a parte de chão com o Wagnão (Wagner Mota), Muay Thai com o Anderson e com o Veras em São Paulo, fazendo a preparação fisica com o Diego Andriello, levantamento Olímpico com o Dimas, e contando tambem com o Lopes no Boxe e todo o pessoal da academia. Fiz treinamentos em São Paulo, nos EUA e finalizei o ultimo mes de camp na Bahia, com minha equipe e todo o pessoal da Champion, e foi bem bacana porque o Junior (Cigano) luta no mesmo evento, então o clima lá estava muito legal. Contei também com o Daniel Sarafian trabalhando comigo durante todo o camp, inclusive nas viagens, o que também foi bastante positivo.
O Muñoz é um wrestler de origem, trabalha muito bem a parte de quedas. Como você está se sentindo neste aspecto para enfrentar o jogo dele?
Demian: Estou me sentindo muito bem, já venho fazendo camps de Wrestling nos EUA como preparação das minhas lutas ha algum tempo, e sinto que estou evoluindo cada vez mais. É claro que o Munoz faz isso a vida inteira, e tem um Wrestling excelente, mas é uma luta de MMA e tudo pode acontecer, o importante é estar preparado pra jogar em qualquer area que a luta transcorrer.
Munõz também chegou a revelar que não se preocupa com o seu Jiu-Jitsu, pois disse ter uma trocação superior à sua e pode definir a luta em pé, e se for para baixo ele disse que você não suportaria o 'ground & pound' dele. Como você vê essas declarações do Mark? 
Demian: Acho natural, todo atleta tem que estar confiante nas suas armas e no seu jogo, e não procuro dar atenção pra o que é falado na imprensa antes de uma luta, afinal é natural a promoção do combate e o marketing pessoal de cada um. Acho o Munoz um cara educado, bacana e eu também venho evoluindo muito em todos os aspectos da luta, e confio no meu jogo.

Você já provou inúmeras vezes que se sente confortável com as costas no chão pelo seu Jiu-Jitsu afiadíssmo. Como a luta iria decorrer para você se o Muñoz eventualmente conseguir te colocar com as costas no tablado? 
Demian: Isso agente vai saber na hora, no dia 11 de Junho (risos) Como eu disse, tem mil variaveis que podem acontecer na luta, e eu confio no meu jogo tanto por baixo, como por cima, faço isso a vida inteira, e estou bem treinado.
No nosso site, o 'Mundo da Luta', fizemos uma enquete para descobrir quem foi o campeão mundial de JJ que fez a melhor transição para o MMA, e você ficou em segundo lugar, ligeiramente atrás do BJ Penn. Como você vê essa opinião dos fãs?
Demian: Fico contente, ainda mais porque o BJ Penn é um ex campeão mundial do UFC em duas categorias de peso diferentes, um grande expoente do MMA vindo da luta de chão, e que atingiu objetivos que eu estou correndo atrás de atingir. Meu objetivo é ser campeão do UFC no meu peso, e com certeza atletas como o BJ servem de motivação, e é muito legal estar junto com ele no topo dessa lista.
Por ser conhecido pelo seu ótimo JJ, as pessoas sempre esperam grandes shows de luta de solo em seus combates. Você se sente de algum modo pressionado por sua última finalização ter sido em fevereiro de 2009, contra o Chael Sonnen? 
Demian: De forma alguma! MMA esta evoluindo muito e hoje não existem mais lutadores uni-dimensionais, todo mundo esta completo. Eu mesmo estou evoluindo cada vez mais no Boxe e fiz uma luta com o Dan Miller praticamente inteira de pé. Da mesma forma que eu e minha equipe estudamos o jogo dos adversarios, os adversarios estudam meu jogo e é natural que nem sempre vai ser possivel finalizar. A unica pressao que eu me cobro é de desempenhar o meu melhor, essa é minha obrigação comigo mesmo, o resto é consequencia.
Você acredita que o Mark Muñoz apresenta um desafio maior do que seus últimos 2 oponentes (Kendall Grove e Mário Miranda) ?
Demian: Cada luta é uma historia diferente, mas acredito que sim. O que não tira o valor dos meus ultimos adversarios, mas a tendencia é os desafios irem aumentando a medida que você sobe mais perto do topo, e tanto eu como o Mark temos o mesmo objetivo, então é natural que os dessafios aumentem.
O Munõz, assim como você, vem de 2 vitórias consecutivas, você poderia dizer que quem vencer se coloca em ótima posição para uma disputa de cinturão?
Demian: Acredito que sim, mas não me preocupo com isso. Existem grandes atletas em todas as categorias do UFC, e na nossa não é diferente. O Importante é se concentrar nessa luta, e vencendo naturalmente agente fica mais perto de uma disputa de cinturão. Quando isso poderia ocorrer não me preocupa, deixo isso nas mãos da minha equipe e agora só pensamos no UFC 131, um passo de cada vez.

Deixe um recado para os fãs brasileiros que torcerão por você no dia 11 de junho no UFC 131. O que podemos esperar do Demian que entrará no octógono contra o Mark Muñoz?


Demian: Queria agradecer a todos os fãs não só meus, mas do nosso esporte, por todo o carinho e apoio. É muito gratificante ver como nosso esporte esta crescendo cada vez mais aqui no Brasil, e devemos isso aos fãs. O pessoal pode esperar o meu melhor no dia 11 de Junho, treinei bastante, estou motivado e tenho planos e metas pra minha carreira que pretendo atingir, e estou trabalhando pra isso. Me sigam no twitter @demianmaia e acompanhem meu site www.demianamaia.com Vejo vocês no UFC 131!